Começa hoje (1 de março) o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021. A declaração deve ser entregue até o dia 30 de abril.

Como novidade, neste ano o programa traz códigos específicos na ficha “Bens e Direitos” para investimentos em bitcoin e demais criptoativos (códigos 81-89).

Seguindo o programa de 2020, a dedução de gastos com o INSS de funcionários domésticos permanece vedada. Neste ano também será possível pagar todas as parcelas do adicional de imposto em débito automático, desde que a declaração seja entregue até 10/04/2020. A restituição será paga em 5 lotes.

Os contribuintes que tenham recebido rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual, isentos ou sujeitos à tributação exclusiva na fonte acima de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) deverão transmitir a declaração por meio do certificado digital. Daí a importância de verificar a validade do certificado existente ou providenciar a emissão dentro do prazo de entrega da declaração.

Além dos cuidados rotineiros no preenchimento, que incluem consistência das informações prestadas com os informes de rendimentos, documentação comprobatória das despesas e informações patrimoniais adequadas, seguem alguns pontos de atenção:

Lembramos que detentores de ativos no exterior em 31/12/2020, com valor patrimonial ou de mercado acima de USD 1,000,000.00, também estão obrigados à entrega da DCBE até o dia 5 de abril.

Para informações adicionais, contate:

Henrique Lopes
Victor Polizelli
Juliana Nunes
Jefferson Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *