Projeto de Lei nº 529/2020, que trata de medidas voltadas ao ajuste fiscal das contas estaduais, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sancionado pelo Governador João Doria.

O Projeto de Lei previa importantes alterações no ITCMD, como tributação de planos de previdência privada, alteração na base de cálculo nas transmissões de ações e quotas de sociedades, tributação sobre o valor integral de bens doados com reserva de usufruto e arbitramento do valor tributável quando houvesse discordância da Fazenda com o valor declarado pelo contribuinte.

No entanto, o texto aprovado suprimiu todas as disposições propostas para o ITCMD, de forma que esse imposto não sofreu qualquer alteração.

Lembramos que existem em tramitação na Assembleia de São Paulo outros projetos prevendo mudanças no ITCMD, inclusive o aumento da alíquota do imposto, mas todos ainda sem previsão de serem levados ao plenário. Estamos acompanhando a tramitação desses projetos e informaremos caso haja alguma movimentação relevante.

Para mais esclarecimentos, por favor contate nossa equipe de Wealth Management:
Fernando Koury
Vera Helena Cardoso
Carolina Ducci
Marina Greeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *